Lançamento da 1ª edição do Soito Reserva Alfrocheiro

Depois do sucesso que os vinhos Soito Reserva Monocasta – Encruzado, Touriga Nacional e Jaén – alcançaram nos últimos anos, eis que a Soito Wines lança o seu primeiro Soito Reserva Alfrocheiro, numa edição limitada de 1624 garrafas de 0,75l e 85 garrafas Magnum. A uva que lhe deu origem foi vindimada em 2017, numa vinha com cerca de 30 anos, situada na propriedade deste projeto familiar – a Quinta do Soito.

A casta Alfrocheiro é uma casta autóctone, também conhecida por Alfrocheiro-Preto ou, em tempos mais longínquos, por “Tinta Francesa de Viseu” (Pereira e Duarte, 1086). É cultivada quase exclusivamente no Dão e representa 3% das castas cultivadas em Portugal. Não se conhece com exatidão, a sua origem, mas sabe-se que é relativamente recente (finais do século XIX). Esta casta apresenta uma produção regular e maturação média, contribuindo para o excelente equilíbrio entre ácidos, açúcar  e taninos e boa cor dos vinhos, ao mesmo tempo que lhes confere aromas furtados e finos, que lembram morangos bem maduros e ganham complexidade com o passar dos anos (CVR Dão).

O Soito Reserva Alfrocheiro 2017 “revela um aroma profundo e elegante de frutos vermelhos muito maduros, onde se destacam as notas de ameixa, mirtilo e cereja aliadas a expressões de baunilha fina, especiarias e frutos secos, casados com uma leve fragrância balsâmica e ténue sopro de pinhal. Na boca demonstra destacada complexidade, é redondo e harmonioso, com boa estrutura e equilíbrio de taninos bem integrados, a prometer um bom potencial de envelhecimento. Revela uma persistência longa e um requintado bouquet, evidenciando o carácter do seu terroir e a personalidade da casta.” (Enólogo Carlos Silva)

Partilhe...

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência de utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Privacidade.